Educação Física

  
Lesões desportivas

Um acidente é uma situação imprevisível que provoca uma alteração física ou psicológica do organismo, danificando-o. Durante a prática desportiva, estes momentos são frequentes e, quando levam a que se exceda a tensão/pressão tolerada por uma dada estrutura corporal, resultam numa lesão que pode ser aguda (macrotraumatismo que se revela no momento do acidente) ou crónica (série de microtraumatismos que não se manifesta no instante da lesão). Consoante a área afectada, as lesões podem ser ósseas, musculares ou tendinosas.
  • Cãibras são contracções musculares intermitentes, intensas, involuntárias e muito dolorosas que se registam no decorrer de exercícios físicos e, em particular, em provas de alta competição, durante o período de «arrefecimento» após a prática desportiva, durante o sono ou quando se perdem grandes quantidades de sais ou água. A vítima deve contrair os músculos, hidratar-se e massajar a zona afectada.
  • Entorse é uma distensão ou laceração dos ligamentos na sequência da torção de uma articulação. Recomenda-se que a vítima repouse ou, se a situação for mais grave, que seja alvo de uma intervenção cirúrgica.
  • As lesões musculares localizam-se, geralmente, na zona de união entre os músculos e os ossos e consistem em danos sofridos pelo músculo durante contracções excêntricas (ocorrem devido à falta de aquecimento ou activação geral, à fadiga muscular, a contracções acidentais ou durante a prática de desportos explosivos)  ou contracção concêntica, isto é, pela acção de uma força exterior sobre o músculo a contrair-se.
    • Grau I (leve): existe uma distensão do músculo que pode criar uma contusão e tumefacção reduzidas. O músculo não fica incapacitado e a dor é ligeira.
    • Grau II (ruptura parcial): existe ruptura de algumas fibras musculares, criando-se um hematoma. A dor e o número de fibras danificadas pode incapacitar o músculo.
    • Grau III (grave): há ruptura completa do músculo, o hematoma é maior e o músculo (mas não o membro)  fica absolutamente incapacitado. A dor inicial é muito intensa, mas reduz-se, visto que as fibras nervosas se separam um pouco.
  • As rupturas musculares manifestam-se sempre por um hematoma (extravase de sangue) intramuscular (quando há ruptura interfibrilar e a lesão se localiza dentro de um só músculo) ou extramuscular (quando o hematoma se gera pela lesão de vários músculos e o sangue se localiza nos espaços intermusculares e interfaciais) visível através de uma equimose. Depois de fazer um hematoma, recomenda-se que se repouse o músculo numa posição elevada com uma ligadura compressiva (para diminuir a pressão sanguínea na zona) e se arrefeça a área para travar a inflamação e conter o extravase de sangue. Nas primeiras 72 horas (fase aguda), deve avaliar-se sumariamente a gravidade da lesão, um passo a repetir de forma mais precisa, com testes diagnósticos, passado este período. As lesões pouco graves são, geralmente, tratadas com termoterapia: recomenda-se frio nas primeiras 72 horas e depois calor para aumentar o metabolismo e eliminar a inflamação ou a alternância mais rápida entre frio e calor, que exerce um efeito alternante de vasodilatação-vasoconstrição que ajuda a mobilizar o edema.
  • As lesões ósseas são fracturas do osso, que podem ser expostas (há lesão dos tecidos moles, ficando exposto ao meio ambiente o foco de fractura) ou fechadas (os tecidos moles não rompem). Perante a suspeita de uma fractura, deve imobilizar-se o membro afectado, aplicar gelo e, caso haja uma ferida, cobri-la com panos limpos, para que se permita o transporte para um centro hospitalar.
  • As lesões tendinosas podem ser crónicas (tendinites) ou agudas e são causada por contracções bruscas quando não é efectuada activação geral, pela fragilidade do tendão ou pelas temperaturas extremas no momento em que o músculo se contrai.
  • A inflamação é comum a todos os tipos de lesão, em especial às causadas por sobrecarga, e manifesta-se pelo avermelhamento, inchaço e dor da zona lesionada. Neste processo participam diversos tipos de células, enzimas e substâncias biologicamente activas.
A predisposição de um indivíduo para o seu desenvolvimento de lesões desportivas depende de factores intrínsecos (equipamento desportivo utilizado, instalações, factores ambientais, relação com o corpo técnico e treinador, regulamento) à sua pessoa e exteriores (extrínsecos) a si (hábitos de vida, técnica, historial médico, constituição psicológica, idade, treino, etc.). Assim, na prática de actividades desportivas, deve-se: respeitar as regras de segurança, cumprir as normas de utilização dos diferentes espaços, ter em conta as condições atmosféricas, escolher calçado adequado à actividade, ingerir líquidos, estar atento aos sinais de fadiga e tomar banho após o esforço.

(Corrijam-me quando estiver errada.)
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Andebol
   
Equipa: 7 jogadores efectivos + 7 jogadores suplentes
Arbitragem: 2 árbitros + 1 secretário + 1 cronometrista
Duração do jogo: 2 partes (no escalão 8-12, cada parte tem 20 minutos; no escalão 12-16, cada parte tem 25; acima dos 16, cada parte tem 30 minutos) separadas por um intervalo com (no máximo) 10 minutos. Cada equipa tem direito a solicitar um minuto de intervalo em cada parte.
Pontos: marca-se um ponto por golo (e é golo de a bola transpuser totalmente a linha de baliza, por baixo da barra e entre os postes).
Substituições: não há limite de substituições e estas podem ser feitas sem avisar a equipa de arbitragem. O jogador deve entrar pela linha lateral.
Contacto com a bola: pode tocar-se na bola com qualquer parte do corpo acima dos joelhos; não é permitido ficar com a bola na mão mais de 3 segundos nem efectuar dois dribles consecutivos.
Guarda-redes: não pode receber a bola dos jogadores da sua equipa quando está dentro da área; pode sair dela e auxiliar no ataque.
Passos: não podem ser mais do que três.

A escolha da posse de bola e campo no início do jogo faz-se por sorteio. Após o intervalo, o recomeço do jogo é feito pela equipa que perdeu o sorteio. Em ambas as ocasiões, o capitão da equipa possuidora da bola deverá pisar a linha de meio-campo. No início do jogo, cada equipa está situada no seu meio campo (a um mínimo de 3 metros do jogador adversário), mas, no recomeço depois do intervalo, a equipa adversária pode estar em qualquer parte do campo (a um mínimo de 3 metros dos jogadores da equipa com posse de bola).

A bola considera-se fora de jogo quando transpõe completamente as linhas laterais ou a linha de saída da baliza. A reposição em jogo pode ser feita por:
  • lançamento pela linha lateral (quando a bola sai por esta linha) em que o jogador tem de colocar um dos pés sobre esta linha;  
  • lançamento de "canto" (quando a bola sai pela linha de saída de baliza, tendo sido tocada pela última vez por um defensor que não o guarda-redes) em que o jogador deve manter um pé no canto da linha lateral mais próximo do local onde a bola saiu;  
  • lançamento de baliza (quando a bola sai pela linha de saída de baliza, tendo sido tocada pela última vez por um atacante ou guarda-redes adversário) em que a bola é colocada em jogo pelo guarda-redes, a partir da sua área de baliza, num tempo máximo de 6 segundos.

Os lançamentos livres são usados para punir as faltas e podem ter dois tipos:
  • lançamento livre (quando a falta ocorre entre as linhas dos 6 e dos 9 metros) em que o lançamento é feito fora da linha dos 9 metros (com os jogadores atacantes atrás desta linha) a uma distância de 3 metros dos jogadores adversários.;  
  • lançamento (livre) de 7 metros (quando a falta ocorre sobre um jogador em situação de golo) em que o jogador tem ambos os apoios atrás da linha dos 7 metros, os outros jogadores estão atrás da linha de 9 metros e guarda-redes não pode ultrapassar a marca dos 4 metros. Após o apito do árbitro, o jogador tem 3 segundos para rematar
Há vários tipos de sanções
  • Advertência (quando há conduta antidesportiva ou irregular), penalizada com cartão amarelo e lançamento livre.
  • Exclusão (quando há repetição da conduta antidesportiva ou irregular ou é feita uma substituição irregular), penalizada com lançamento livre e saída do jogador por dois minutos (sem poder ser substituído).
  • Desqualificação (quando o jogador acumula a terceira exclusão ou entra no terreno de jogo propositadamente, violando as regras), penalizada com cartão vermelho e lançamento livre. O jogador sai definitivamente do jogo e só pode ser substituído dois minutos depois.
  • Expulsão (quando o jogador comete agressão), penalizada com lançamento livre e a expulsão do jogador sem possibilidade de substituição.
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Basquetebol

Equipa: 5 jogadores efectivos + 7 jogadores suplentes
Arbitragem: 3 árbitros (1 principal + 2 auxiliares) + 3 oficiais de mesa (1 marcador + 1 cronometrista + 1 operador de 24 segundos)
Duração: 2 partes, cada uma com 2 períodos de 10 min. Intervalos de 2 min entre todos os períodos (incluindo os suplementares), menos no intervalo entre o 2º e o 3º período (aí são 15 minutos). Cada equipa tem direito a dois descontos de tempo na 1ª parte e 3 na 2ª parte. Em caso de igualdade de pontos, haverá tantos períodos suplementares de 5 minutos quantos os necessários.
Pontos: nos lances livres, um cesto vale 1 ponto. Qualquer outro lançamento vale 2 pontos, a menos que seja realizado fora da zona dos 6,25m (aí vale 3).
Substituições: não há limite de substituições, mas devem ocorrer com o jogo parado e a autorização dos árbitros.
Contacto com a bola: a bola é jogada com as mãos, não podendo tocar ser pontapeada ou socada; não se podem efectuar 2 dribles consecutivos nem driblar com ambas as mãos em simultâneo.
Passos: não se podem dar mais que dois apoios.
Restrições de campo: um jogador não pode permanecer mais que 3 segundos na área restritiva adversária; quando marcado de forma estrita, o jogador tem 5 segundos para passar a bola; após ganhar posse de bola, a equipa tem 8 segundos para deixar a zona defensiva e 24 segundos para lançar a bola ao cesto.
Violação de campo: um jogador na posse de bola na zona de ataque não pode passar nem driblar a bola para a zona de defesa.

O jogo incicia-se com lançamento da bola ao ar, com dois jogadores adversários a disputá-la, dentrodo círculo central. Nos restantes períodos, aplica-se a regra da posse alternada, que também é aplicada quando:
  • a bola fica presa por dois ou mais jogadores adversários.
  • a bola é tocada por dois ou mais jogadores adversários simultaneamente.
  • a bola fica imobilizada nos suportes do aro ou da tabela
A bola é considerada fora de jogo quando a bola ou jogador na posse de bola toca ou transpõe uma das linhas-limite ou quando a bola toca nos suportes ou parte traseira da tabela. A reposição em jogo é feita no local por onde a bola saiu

Há dois tipos de falta:
  • Faltas pessoais (quando envolvem um contacto pessoal com o intuito de impedir um movimento do adversário) são penalizadas com reposição da linha lateral ou, caso seja cometida sobre um jogador no acto de lançar a bola ao cesto, com lances livres (1 se o cesto for concretizado, 2 se lançamento não tiver sido concretizado numa tentativa de dois pontos e 3 se o se lançamento não tiver sido concretizado numa tentativa de três pontos). Um jogador que atinge 5 faltas destas tem que ser substituído.
  • Faltas técnicas (quando um jogador tem uma conduta antidesportiva ou usa linguagem imprópria) dão um lance livre à equipa prejudicada quando a falta é cometida por um jogador em campo e dois lances livres quando é cometida por um suplente.
A partir da 5ª falta (inclusive) de uma equipa num período de jogo, a equipa adversária tem direito a dois livres por falta.