A atitude filosófica é uma atitude anti-dogmática.
Para compreender isto, é preciso saber que um dogma é uma verdade absoluta, tida como inquestionável. A atitude filosófica é uma atitude de ataque a estas verdades absolutas, de destruição do óbvio, de ruptura com o senso comum e de distanciamento do quotidiano. Só assim podemos ver as coisas por uma perspectiva diferente (uma visão mais pura) e examinar criticamente o que está à nossa volta, pensando por nós mesmos, sem sermos influenciados pela opinião dos outros.
A atitude filosófica é uma atitude humilde.
Ao reflectirmos sobre as questões filosóficas, apercebemo-nos de que são de difícil resposta. Isto obriga-nos a admitir a nossa ignorância e a sermos mais humildes.
A atitude filosófica implica uma mente aberta.
A humildade necessária para a reflexão filosófica significa um reconhecimento de que podemos estar enganados e, por isso, devemos ter uma mente aberta para as opiniões bem-fundamentadas dos outros. (mas só para as bem-fundamentadas, não para os preconceitos!)
É importante ter uma atitude filosófica e filosofar porque nos ajuda a 1) ter autonomia mental, 2) ser humildes, 3) manter uma mente aberta a opiniões bem-fundamentadas.
1 comentário:
Obrigado:)
Enviar um comentário