25 de outubro de 2010

Ciência vs Filosofia

Ambas nascem a partir de um distanciamento face ao que é tido como certo (o senso comum), isto é, à adopção de uma visão crítica sobre o mundo. Ambos os saberes defendem que é através do pensamento e da razão que se chega às respostas, logo cultivam o saber e o esforço. Contudo...
      
A Filosofia quer uma visão total e geral, com perguntas radicais (chegam à raiz do problema) e respostas argumentativas: o método filosófico é a reflexão. Não há respostas únicas, o filósofo deve reconhecer a sua ignorância: ele não sabe, apenas ama o saber. Pergunta-se pelo sentido das coisas.
   
A Ciência divide as grandes perguntas em pequenas questões e responde-lhe com provas experimentais: o método científico é um método experimental (experiências para confirmar teorias). Não há múltiplas respostas, apenas uma está certa. O cientista admite a sua ignorância mas reconhece que sabe bastante dentro de uma certa área. Pergunta-se como é que as coisas ocorrem.

Filosofia também não é... arte (que não procura dar respostas, sendo apenas um modo de expressar os sentimentos do artista, mas que também exige distanciamento) nem religião (que, dá respostas, mas estas são dogmas e, por isso, são inquestionáveis e não-fundamentadas).

Sem comentários: