As temáticas abordadas pelos filósofos dependem do enquadramento histórico. Uma vez que a Filosofia é antropocêntrica, esta e as questões filosóficas evoluíram ao longo dos tempos para se adaptarem às preocupações humanas.
1. Antiguidade VII a. C. a IV d. C.
A Filosofia nasce na Grécia, em VII a.C., quando surgem homens a tentar explicar a natureza com a natureza. Estavam, portanto, a rejeitar a ideia de que os fenómenos naturais e a criação do ser eram resultado da intervenção divina. Se não tinham sido os deuses, como teria sido criado o Universo e o Ser? As temáticas abordadas eram, principalmente, ontológicas (ver ontologia), cosmológicas (ver cosmos) e metafísicas (ver metafísíca).
A Filosofia Antiga divide-se em vários períodos. Enunciemos três: filosofia pré-socrática, de VII a.C. a V a.C.; filosofia ateniense ou época áurea, de V a.C. a IV a.C. (Platão, Sócrates, Aristóteles): filosofia helenística, de IV a. C. a III a. C..
2. Idade Média IV d. C. a XVI d. C.
Durante este período, a Igreja Católica dominou de forma quase absoluta a mentalidade europeia. Os textos filosóficos desta época abordam temáticas teológicas (ver teologia) e recorrem, muitas vezes, a argumentos retirados da Bíblia (saber livresco). A Filosofia abandona a sua componente experimental, passando a ser um saber teórico, tal como defendido por Sócrates.
3. Renascimento XVI d. C. a XVII d. C.
Nestes séculos, retomam-se as ideias gregas e cresce o entusiasmo pela Arte e pela Ciência. As questões são ontológicas, metafísicas, estéticas (ver estética) e... teológicas (porque, no século XVI, Martinho Lutero inicia a Reforma Protestante, levando a uma forte repressão católica).
4. Idade Moderna XVII d. C. a XIX d. C.
A Ciência torna-se independente da Filosofia, distinguindo-se por ser um saber experimental (a Filosofia é reflexiva). A teoria heliocêntrica é levada a sério com Galileu (temática epistemológica) e há, novamente, uma forte repressão católica (temática teológica).
5. Idade Contemporânea XIX d. C. até hoje
Esta época começa com a Revolução Industrial e o rápido progresso da Ciência. As temáticas abordadas são, principalmente, epistemológicas e éticas (relativas ao uso de certas tecnologias controversas).
Sem comentários:
Enviar um comentário