11 de dezembro de 2010

I - A relevância da Filosofia

A Filosofia foi a mãe de todo o pensamento racional.
Quando surgiu, a Filosofia era tanto um saber teórico como um saber experimental (só depois se tornou um saber meramente teórico). Foi o primeiro saber antidogmático, que se baseava na lógica e não se servia de preconceitos e superstições para justificar as suas teses. Foi o primeiro saber a exigir uma destruição dos conceitos até ali tidos como óbvios para reflectir sobre a vida com a mente "mais pura e límpida". Embora a Ciência também nos obrigue a ter espírito crítico e apele à autonomia mental, há que recordar que, sendo a Filosofia a origem da Ciência, foram os filósofos quem criou estas noções

A Filosofia ensina-nos a reflectir, problematizar, conceptualizar e argumentar.
Para filosofarmos, temos que adoptar uma atitude filosófica, o que significa que temos que problematizar (porque é que é assim e não de outra forma?), reflectir sobre as questões levantadas pela problematização, definir conceitos essenciais e argumentar de forma lógica. Aprender a argumentar de forma válida é essencial, não só para a Filosofia, mas também para outras áreas do conhecimento (até a Ciência, se bem que a argumentação científica se baseia em provas experimentais).

A Filosofia ensina-nos a interpretar a lógica de outros. (=interpretar textos)
Algo indispensável, seja em que área for.

A Filosofia é universal.
As perguntas filosóficas são radicais (vão até raiz do problema). As respostas filosóficas baseiam-se na razão e devem ser compreensíveis para todos.

A Filosofia preenche as lacunas da Ciência.
A Ciência não responde a tudo. A Ciência não distingue o certo do errado, por exemplo. Para isso, serve a Filosofia: para responder ao que não pode ser explicado pelas experiências científicas.

A Filosofia ajuda-nos a tomar decisões pessoais.
Sendo antropocêntrica, a Filosofia reflecte sobre o Homem e as suas preocupações. Se, perante um problema, adoptarmos uma atitude filosófica e reflectirmos sobre ele, podemos chegar a uma conclusão sobre o que devemos fazer (qual a atitude correcta; o que nos fará felizes -- busca da felicidade).

A Filosofia impede a submissão ao poder.
...porque problematiza e questiona, promovendo a independência de pensamento. Então, a Filosofia luta contra a autocracia, em que as regras são ditadas por um só indivíduo e não podem ser questionadas.

Sem comentários: