26 de março de 2011

Interacção entre culturas

Vivemos num mundo com uma diversidade cultural imensa. Contudo, a relação entre culturas e entre indivíduos e culturas pode assumir diferentes formas.

O monoculturalismo é um modelo em que só existe uma só cultura.
Esta, por dominar todas as outras, subjuga-as. Assim, as pessoas de culturas diferentes, ao interagirem com a comunidade, são forçadas a adoptar os costumes da cultura dominante para se integrarem (modelação social), pelo que há homogeneidade cultural (todos os indivíduos pertencem à mesma cultura).

O multiculturalismo é um modelo em que existem várias culturas.
Estas vivem em comunidade, havendo aceitação das diferenças e tratamento de todos os indivíduos como iguais. Contudo, as culturas estão individualizadas e isoladas umas das outras, não se verificando partilha de saberes e valores ou qualquer tipo de interacção.

O interculturalismo é um modelo em que existem várias culturas em interacção.
Estas coexistem numa comunidade baseada na igualdade, na liberdade e nos direitos de cada indivíduo. As diferenças entre as culturas são reconhecidas e aceites, encorajando-se o diálogo intercultural com o objectivo de fomentar a procura de semelhanças e as partilhas de saberes, valores e costumes.

O racismo e xenofobia são conceitos diferentes porque o primeiro é relativo à raça do indivíduo e o segundo à sua naturalidade.
O racismo é uma doutrina segundo a qual a raça, que resulta de indicadores genéticos e se manifesta na aparência física de um indivíduo, é o principal determinante das suas características e capacidades e está associada a um certo estatuto (algumas raças são superiores a outras). Assim, o racismo pressupõe a discriminação dos seres humanos com base na sua raça.
A xenofobia é o medo descomedido ou ódio aos estrangeiros ou à sua política ou cultura.

O chauvinismo é o desprezo do que é estrangeiro e exaltação pelo que é nacional.
Consiste no o amor exagerado e cego à pátria e fé na sua superioridade conjugado com o menosprezo sistemático e, até, agressivo pelo que é estrangeiro.

Sem comentários: