Antropologicamente falando, cultura é "o conjunto dos conhecimentos, crenças, formas de arte, códigos morais, leis, costumes e outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo Homem enquanto membro de uma sociedade" (Edward Tylor), ou seja, o conjunto de conhecimentos, práticas e produções materiais, espirituais ou artísticas aprendidos (logo, não inatos) que identificam e individualizam um determinado povo. Padrão cultural é o conjunto dos traços que definem uma cultura, como a língua, o sistema numérico, a gastronomia, os rituais e costumes, as artes, a hierarquia de valores e a definição de cada um deles, etc.
Por outro lado, a cultura pode ser vista como um conjunto de sistemas — de representação (engloba o que é utilizado para explicar os fenómenos, como mitos, religiões, Ciência, Ciência, CIÊNCIA!), de expressão (engloba tudo o que é usado para exprimir emoções, sentimentos ou pensamentos, como a língua, os gestos, as artes, a numeração, etc.), normativos (engloba tudo o que estabelece regras, como as leis, os códigos morais, a hierarquia de valores, etc.) e de acção (engloba as formas dos indivíduos de interagir entre si, ou seja, o modo de organização social e familiar, e agir em relação aos acontecimentos) — comuns a um conjunto de indivíduos.
Há vários processos através dos quais o indivíduo se torna membro de uma sociedade e parte de uma cultura:
Socialização é o processo de integração de um indivíduo numa sociedade para que este possa assimilar ou apreender o seu padrão cultural.
Modelação social é um termo utilizado para descrever o conjunto de transformações sofridas por um indivíduo ao nível dos seus comportamentos e valores provocadas pela sua convivência com a comunidade à qual pertence.
Enculturação é o processo pelo qual um indivíduo aprende os requerimentos da cultura na qual se encontra inserido e adopta o tipo de comportamentos considerados aceitáveis por esta e a sua escala de valores.
Sem comentários:
Enviar um comentário