26 de março de 2011

O conceito de valor

Do latim valēre (“ser forte ou robusto”, “ter o valor de”), a palavra valor, na Axiologia, é usada para descrever uma característica de um objecto concreto (como uma mesa) ou abstracto (como uma acção) à qual o Homem dá importância. Os valores são organizados em hierarquias (= pautas) de valores, ou seja, listas de valores ordenados de acordo com a sua importância para o indivíduo que este utiliza, consciente ou inconscientemente, nas suas acções e reflexões.

Os valores têm polaridade positiva e negativa.
Se valor (pólo positivo) é, como foi previamente estabelecido, uma característica de um objecto que se considera boa ou útil, então o antivalor ou contra-valor (pólo negativo) será uma característica de um objecto que é vista pelo Homem como má ou inútil.

Os valores são condicionantes sociológicas da acção humana.
Os nossos valores são os "filtros", ou "lentes coloridas", através dos quais vemos o mundo que nos rodeia e que nos permitem apreciar a realidade, possibilitando a realização de juízos de valor. Uma vez que estes são aplicados aquando da deliberação (parte integrante da estrutura do acto voluntário) para escolher um modo de procedimento e excluir as restantes opções, podemos afirmar que os valores modelam o nosso pensamento e, por extensão, a nossa conduta e os motivos que a justificam. (= são condicionantes da acção humana)
A hierarquia de valores de uma cultura é um reflexo da mentalidade da sua população (que é determinada por factores históricos, geográficos e políticos). A pauta de valores de um indivíduo é, geralmente, bastante semelhante à da sua comunidade, porque o que um indivíduo valoriza e o modo como vê o mundo é ditado pela sua personalidade, que é influenciada pela sua herança genética e pelo contexto sociocultural em que este se encontra inserido. (= são condicionantes sociológicas da acção humana)

A vida é uma experiência axiológica.
Porque viver é agir e actuar e os nossos valores influenciam a nossa visão do mundo e as nossas acções.

Sem comentários: